Image Map

25 de março de 2016

Dodomeki

۞ ADM Sleipnir


Dodomeki (どどめき ou 百々目鬼, "demônio de cem olhos" ou "demônio de muitos olhos") é um yokai do folclore japonês, sendo retratado pela primeira vez no Konjaku Gazuzoku Hyakki (japonês 今昔画図続百鬼, "Os Cem Demônios Ilustrados do Presente e do Passado") de Toriyama Seiken, o 2º livro de sua tetralogia. Ele é descrito como o espírito amaldiçoado de uma mulher que ganhava a vida praticando furtos. Após a sua conversão em yokai, ela ganha braços mais longos e tem seu corpo coberto por inúmeros olhos de pássaros. 

Esses olhos de pássaro fazem referência à um dōsen, uma moeda de cobre com um buraco no meio que é comumente conhecida como chōmoku (olho de pássaro). Algumas histórias dizem que somente seus braços e mãos possuem esses olhos, e que ao tocar pessoas com eles, todo o seu dinheiro é sugado para dentro de sua pele, dando origem a novos olhos

Arte de Kumangy

Uma lenda presente na prefeitura de Tochigi fala sobre uma Dodomeki em particular que, durante os dias de Fujiwara no Hidesato, causou problemas na região. Esse Dodomeki tinha mais de três metros de altura, cabelos pontiagudos e espetados e o corpo coberto de olhos brilhantes. Ao confrontá-la, Hidesato mirou cuidadosamente uma flecha no globo ocular mais brilhante e atirou. A flecha atingiu seu alvo e a Dodomeki rugiu de dor, fugindo para a floresta até que finalmente desabou no sopé do Monte Myōjin. 

Embora muito ferida, a Dodomeki ainda tinha poder sobrando. De seu corpo caído irrompeu uma torrente de chamas, e de sua boca, vapores terrivelmente venenosos foram expelidos. O ar tóxico e o calor intenso foram demais para Fujiwara no Hidesato, que teve que desistir e voltar para seu palácio. Quando Hidesato voltou no dia seguinte, o chão estava enegrecido e queimado em uma grande área, e a Dodomeki havia desaparecido.

400 anos depois, durante o período Muromachi, a Dodomeki finalmente reapareceu. Nesse tempo, uma aldeia havia surgido na encosta norte do Monte Myōjin e coisas estranhas começaram a acontecer nela. O sacerdote principal da aldeia estava sofrendo ferimentos misteriosos, e incêndios inexplicáveis ​​começaram a ocorrer em seu templo. Um novo sacerdote principal, o virtuoso onmyoji Chitoku Hoshi, foi chamado para descobrir qual era a causa dos estranhos problemas.


Chitoku notou que uma jovem mulher parava no templo com frequência sempre que ele pregava seus sermões e a reconheceu como sendo a Dodomeki disfarçada. Após sua batalha contra Hidesato, ela se escondeu em uma caverna próxima para se recuperar. Assumindo a forma de uma jovem mulher, ela visitava o local onde ocorreu a batalha para absorver de volta toda a fumaça tóxica que ele havia exalado e para colher todo o sangue que ela havia derramado. O templo da aldeia foi construído no topo do local da batalha, e a Dodomeki causava infortúnios ao sacerdote para afugentá-lo.

Um dia, Chitoku confrontou a jovem, e ela finalmente revelou sua verdadeira forma. No entanto, ela não o atacou. Enquanto frequentava o templo, ela ouviu os poderosos sermões de Chitoku, e eles a tocaram. A Dodomeki prometeu que nunca mais cometeria nenhum ato de maldade. Desde então, a área ao redor do Monte Myōjin passou a ser conhecida como Dodomeki.

Arte de Asfodelo


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Dlç ahsaushausashaushaushaushaushaushausah

    ResponderExcluir
  2. A transformação do Hiei de Yu Yu Hakusho deve ter sido inspirada nesse youkai

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby