Image Map

18 de março de 2016

Vellamo

۞ ADM Sleipnir

Arte de Tero Porthan

Vellamo (também conhecida como Wellamo) é a deusa das águas na mitologia finlandesa. Seu nome é derivado da palavra finlandesa velloa, que significa  "movimento de águas e ondas". Seu consorte é o deus marinho Ahti, com quem vive num castelo chamado Ahtola, localizado no fundo do mar, e onde ela mantém uma criação de vacas mágicas. Às vezes, durante a névoa da manhã, ela traz suas vacas para a superfície para comerem feno e água. 

Vellamo é dita ser alta e bela, possuindo longos fios de cabelo que fluem de sua cabeça até a cintura. Ela controla as ondas, as tempestades e também pode controlar os ventos para ajudar os marinheiros. Ela também é muito respeitada pelos pescadores, que rezam para ela para obterem boa sorte em sua pescaria. 

Ás vezes descrita como sendo uma deusa de coração frio, Vellamo é na verdade uma deusa sedutora, com um enorme talento para manipular homens e deuses por meio de casos amorosos. 

Arte de Cami Vilpas
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby