Image Map

30 de maio de 2016

Devana

۞ ADM Sleipnir

Arte de Helena Perova

Devana (Dziewanna) é uma antiga deusa russo/eslava da caça e da natureza, filha dos deuses Perun e Dodola. Ela é conhecida na Polônia como Dziewona, na Sérvia como Dilwica e na Eslovênia como Debena. Ela foi mencionada pelo historiador polonês do século XV Jan Długosz em sua obra Annales Seu cronici incliti regni Poloniae ("História da Polônia").

Devana foi descrita como uma deusa virgem, eternamente bela, radiante, e totalmente inacessível aos homens. De acordo com as lendas, ela cavalga através das florestas acompanhada de seus seguidores e seus cães de caça. Cruzar o caminho da deusa e de seus seguidores significava morte quase certa, pois aqueles que o fizessem possivelmente seriam rasgados e devorados pelos seus cães de caça.


Alguns estudiosos sugeriram que Devana é uma versão da deusa romana Diana, a quem certamente ela se assemelha. Outros, que ela era originalmente um aspecto da Grande Deusa, comum a muitas culturas, e que o nome Devana foi-lhe dado apenas para proteger seu verdadeiro nome, secreto. A maioria dos estudiosos contemporâneos, no entanto, não consideram o Annales Seu cronici incliti regni Poloniae como uma fonte confiável de mitologia eslava, e têm dúvidas sobre a existência de tal divindade no panteão eslavo. 

Arte de Igor Ozhiganov

fontes: 
  • Encyclopedia of Russian and Slavic myth and legend, de Mike Dixon-Kennedy;
  • Wikipedia (em inglês).
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Oi!!! Voltei ^^ na verdade, sempre venho dar uma espiadinha no blog pelo menos uma vez por semana, o trabalho de vcs é sensacional! Saibam q eu continuo acompanhando todos os posts, mesmo que não consiga comentar sempre =\ achei mto interessante esse post, só achei q a arte inicial n combinava muito com o clima da Rússia ^^" algumas das artes agora estão com nome, vcs estão tendo uma equipe para ilustração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liv! Obrigado pelos elogios ao nosso trabalho e também por continuar o acompanhando. Nossa equipe na verdade diminuiu, somos só eu Sleipnir e minha esposa cuidando do blog. Em relação as imagens, não somos nós que fazemos, pegamos todas da internet. A diferença é que agora procuramos colocar o nome do autor da mesma e um link para o portfolio do trabalho dele, para evitar problemas com direitos autorais.

      Excluir
  2. ♡♡♡ amo muito esse blog!! Parabéns as donos do blog!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby