Image Map

22 de julho de 2016

Tuonetar

Tuonetar ("Rainha dos Mortos") é a deusa finlandesa dos mortos e rainha de Tuonela (ou Manala), o submundo finlandês, o qual governa ao lado de seu marido Tuoni, também um deus dos mortos. Juntos, Tuonetar e Tuoni são os pais de uma série de deuses e monstros sombrios. Dentre seus filhos mais famosos estão Loviatar (deusa da pragas), Kalma (deusa da morte), Kipu-tyttö (deusa da doença), Kivutar (deusa das enfermidades), e Vammatar (deusa da dor). 

Tuonela, o submundo, é descrito como uma sombria floresta separada do mundo dos vivos por um rio de águas negras. Nele, Tuonetar conduz uma embarcação negra na qual transporta as almas dos mortos. Era possível para os mortais entrar em Tuonela vivo, porém muitos poucos eram capazes de retornar, devido aos enormes perigos que ele oferecia. Primeiro, era preciso vagar durante sete dias por um emaranhado de arbustos espinhentos. Sobrevivendo a isto, deveria cruzar um imenso pântano, que também levava sete dias para ser atravessado. Por fim, havia ainda uma escura e densa floresta negra, que também levava mais sete dias de viagem árdua para ser cruzada. Os três territórios eram repletos de perigos, e aqueles que conseguissem atravessá-los encontrariam no fim a margem do rio que cerca Tuonela, onde deveriam conseguir a permissão das filhas de Tuonetar para prosseguir sua jornada e se encontrar com Tuonetar.

Ao chegar a presença de Tuonetar, ela oferecia ao mortal uma porção feita de sapos e vermes, que se fosse consumida, fazia com que o mesmo perdesse a memória, impossibilitando-o de deixar Tuonela, onde ficaria preso para sempre. De acordo com a mitologia, somente o herói Väinämöinen foi capaz de escapar de Tuonela vivo, pois não consumiu a porção de Tuonetar.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby