Image Map

17 de abril de 2017

Cuchivilo

۞ ADM Sleipnir
Cuchivilo (ou Cuchivilu) é uma mítica criatura aquática pertencente a mitologia e folclore chilota. Ele é uma criatura robusta, e possui a metade superior do corpo de um porco e a metade inferior de uma serpente marinha. Cuchivilos são odiados pelos pescadores de Chiloé, que dizem serem eles os responsáveis pela destruição dos currais de pesca (sistema utilizado pelos chilotes para capturar os peixes e abandonado durante a década de 80 devido a questões legais).

Segundo as lendas chilotas, Cuchivilos habitam em lugares pantanosos sempre próximos ao mar. Eles vivem enterrados na lama, deixando apenas seu nariz para fora para poderem respirar. Eles eventualmente nadam em rios e lagos, e por isso deve se tomar cuidado ao se banhar nesses lugares, pois se banhar no mesmo local onde um Cuchivilo esteve faz com que seu corpo seja rapidamente coberto de sarna. Conta-se que também é perigoso ouvir o seu grunhido, que de acordo com as lendas é o anúncio de que a pessoa que o escutou terá uma vida curta.



O alimento favorito dos Cuchivilos são peixes e frutos do mar, e por esse motivo, eles invadem currais de pesca para se alimentar e acabam danificando a estrutura. Para os pescadores, o pior problema da visita de um Cuchivilo a um curral de pesca não é a destruição que ele causa, mas a "maldição" que assola o mesmo após ocorrido, fazendo com que o curral nunca mais apanhe nenhum peixe. Para remover essa maldição, o pescador deve realizar uma cerimônia mágica conhecida pelo nome de cheputo ou threputo; onde ele deve acertar as bordas do curral com ramos de louro defumado com "mapucho" (rapé chilote).


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby