Image Map

29 de setembro de 2017

Aramazd

۞ ADM Sleipnir

Arte de Andranik Asatryan

Aramazd
era a principal divindade do panteão pré-cristão da Armênia. 
Chamado pelos armênios da época de "Arquiteto do Universo, Criador do Céu e da Terra", era considerado o pai de todos os outros deuses e deusas, e o criador do universo. Também era considerado a fonte da fertilidade da terra, deus da colheita e das frutas, e o festival em sua homenagem, chamado de Amanor, era celebrado no dia do ano novo no antigo calendário armênio.

Embora seja chamado de pai dos deuses, não há nenhuma indicação de que ele possuia uma esposa ou consorte. Existe uma vaga referência em alguns textos de que a deusa Anahit era sua esposa, mas, embora seja possível, não existem provas diretas.

Aramazd era uma divindade sincrética, uma combinação da figura lendária autóctone armênia Ara e o Ahura Mazda irânico. Durante o período helenístico, Aramazd passou a ser comparado ao Zeus grego.

Um dos principais templos de Aramazd se localizava em Ani (atual Kamakh, na Turquia), um centro administrativo e cultural da antiga Armênia. O templo foi destruído no fim do século III, após a adoção do cristianismo como religião estatal do país.

fontes:
  • Wikipedia
  • Encyclopedia of Ancient Deities, de Charles Russell Coulter e Patricia Turner
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby