Image Map

29 de dezembro de 2017

Mbombo

۞ ADM Sleipnir


Mbombo, também chamado de Bumba, é o deus criador na religião e mitologia do povo bushongo do Congo, país da África Central. O mito de criação bushongo relata que no início de tudo, havia apenas a Terra coberta por escuridão e água, e Mbombo, um ser gigante e de cor branca. Durante milhões de anos existiram sozinhos, até que um dia Mbombo sentiu uma imensa dor em seu estômago e acabou vomitando, expelindo o sol. a lua e as estrelas de dentro de si. O calor e a luz do sol evaporaram boa parte da água que cobria a Terra, criando nuvens e fazendo com que montes de terra seca emergissem. 

Depois, Mbombo vomitou mais uma vez, trazendo à superfície da terra nove seres: um leopardo (chamado Koy Bumba), uma águia (chamada Ponga Bumba), um crocodilo (chamado Ganda Bumba), um peixe (chamado Yo Bumba), uma tartaruga (Kono Bumba), um  animal parecido com um leopardo preto (chamado Tsetse Bumba), uma garça real (chamada Nyanyi Bumba), um escaravelho (sem nome) e uma cabra (chamada Budi). Mbombo também vomitou muitos homens, dentre os quais estão seus três filhos: Nyonye Ngana, Chongannda e Chedi Bumba; além de Loko Yima, que posteriormente se tornaria seu porta-voz na Terra.


Estes nove animais, juntamente com os filhos de Mbombo, terminariam a criação do mundo. A garça Nyanyi Bumba criou todas as aves voadoras (exceto o papagaio) e o crocodilo Ganda Bumba criou as serpentes e as iguanas. A cabra, Budi, criou todos os animais com chifres, o escaravelho criou todos os insetos, e o peixe Yo Bumba, todos os demais peixes.

Nyonye Ngana, o primeiro dos filhos de Mbombo, criou as formigas brancas, porém morreu logo depois. Para homenageá-lo, as formigas penetraram profundamente na terra procurando por terra negra, e cobriram as areias estéreis para enterrar e honrar seu criador. O segundo filho, Chonganda, criou a primeira planta, que por sua vez deu origem a todas as árvores, gramíneas e flores. Chedi Bumba, o terceiro e último filho de Mbombo, tentou criar algo diferente, e acabou criando um pássaro falante, o papagaio.

Dentre os seres criados por Mbombo, Tsetse Bumba era o único a causar problemas para a criação, incendiando tudo por onde passava. Mbombo resolveu persegui-lo, e o mesmo fugiu para os céus transformando-se em um raio e levando suas chamas consigo. Isso fez com que a humanidade ficasse sem fogo e tivesse que se alimentar de carne crua, além de não poder fazer boas ferramentas. Mbombo então resolveu o problema ensinando a humanidade a obter fogo a partir da lenha das árvores.

Uma vez que a criação estava completa, Mbombo deixou o mundo a cargo dos homens, escolhendo Loko Yima, para representá-lo na terra. Por fim, retirou-se para os céus.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Adorei a historia desse deus. Muito bom o trabalho, gostei dos detalhes.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby